Páginas

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

História dos Consoles:Episódio 2 - Segunda Geração

By Lebol

Eae povo bonito de Deus, imediatamente ja peço desculpas por ter demorado para postar esse segundo episódio dessa nossa série(devia ter sido postado quinta feira) mas enfim, vamos ao que interessa: A segunda Geração!

Primeiro console: Fairchild Channel F Lançamento: Agosto de 1976

Fabricado pela Fairchild Semiconductor, o Fairchild Channel F foi o primeiro console da segunda geração, e também o primeiro a utilizar o sistema de cartuchos e os jogos podiam ser vendidos separadamente do videogame.Muitos mais avançado que os consoles da primeira geração, o Fairchild fez um grande sucesso em seu lançamento devido por sua capacidade de rodar jogos mais complexos que os de outros videogames de sua época.Seu sucesso durou apenas 1 ano pois a empresa acabou inspirando outras como a Atari que lançou um video game mais potente.Os jogos do Fairchild Channel F tinham uma jogabilidade bastante simples, agradando assim, o público infantil. Foram lançados, ao todo, 26 jogos para o Fairchild, todos pelo preço de U$19,95, além dos que já vinham em seus chips (Hockey e Pong).





Segundo console: Atari 2600 Lançamento:1977

Foi nesse console da segunda geração que a Atari realmente começou a ficar famosa.Ele só chegou ao Brasil em 1983, onde fez muito sucesso tornando-se um símbolo cultural dos anos 80.O preço inicial foi de 199 dólares e tinha 9 títulos.Na tentativa de competir diretamente com o Fairchild Channel F, a Atari chamou a máquina de 'Video Computer System' (ou VCS abreviando), pois o Channel F era nessa época conhecido como o VES, de Video Entertainment System. Atari tentou evitar o desenvolvimento de terceiras para o 2600 judicialmente, mas falhou, e logo outros publicadores, como a Imagic e Coleco, entraram no mercado. A Atari também teve sua imagem suja quando uma companhia chamada Mystique produziu alguns jogos Pornograficos para o Atari 2600. Desses, o mais notorio, Custer's Revenge, causou um grande protesto de grupos feministas nos Estados Unidos. A Atari processou Mystique judicialmente pela publicacao do jogo.A maioria dos jogos tinha de 2kb a 4kb apesar de alguns ultrapassarem isso.



Terceiro console:VC 4000 Lançamento: 1978

Console poco conhecido no Brasil, mas fez grande sucesso na Alemanha.Assim como todos os consoles da segunda geração, o VC 4000 usava os cartuchos como mídia.Os dois controles do console são compostos de um teclado com 12 chaves, 2 botões de comando e um joystick analógico. No joystick do console, o usuário pode encontrar uma opção Ativar/desativar e três botões: restart, Select e Start.Não fez sucesso nos EUA.Foi produzido pela Interton e era um console de 8 bits.



Quarto console:Odissey 2 Lançamento: 1981

Sucessor do Odissey 100 da primeira geração, o Odissey 2 foi trazido para o Brasil em maio de 1983 pela Philips.Pode-se dizer que, pelo menos na Europa e nos EUA, o Odyssey² foi popular. Não vendeu tanto como o Atari 2600 ou o Mattel Intellivision, ficando com o terceiro lugar. Um diferencial era seu teclado "embutido", que permitia uma gama de jogos diferentes dos lançados pela Atari.O console recebeu nomes diferentes em cada lugar que passou, foi chamado de Magnavox Odyssey² na América do norte, de Philips Videopac G7000 na Europa, de Philips Odyssey no Brasil e de Kōton Odyssey² no Japão.Utilizava 2 joysticks e cartuchos.



Quinto console:Intellivision I Lançamento:1980

Intellivision foi o primeiro console fabricado pela Mattel.Na época do seu lançamento, ele custava US$300. Ao todo, foram lançados 125 jogos para o console entre os anos de 1979 e 1989.A primeira versão esteve disponível até o ano de 1983.
Ele teve alguns acessórios como o PlayCable que foi lançado em 1981.O acessório deixava você jogar via TV a cabo. O assinante baixava o jogo para o console. Assim como o teclado, ele era conectado na entrada do cartucho. Foi descontinuado em 1983.
Também existia o Intellivoice que foi lançado em 1982 e adicionava vozes ao videogame. Possuia um chip sintetizador de voz. Apenas 13 jogos eram compatíveis a ele. Sua fabricação acabou no dia 4 de Agosto de 1983.



Sexto Console: Arcadia 2001 Lançamento:1982

Produzido pela Emerson Radio Corp, o Arcadia foi considerado melhor que o Atari 2600, o console dominante da época mas perdeu sua posição com o advento do Atari 5200 e o ColecoVision.O console tinha 51 jogos e tinha gráficos similares ao Intellivision e ao Odyssey.



Sétimo Console: Atari 5200 Lançamento:Novembro de 1982

Criado para subistituir o Atari 2600, o console foi considerado um fracasso, devido a sérios problemas com seu controle e da "Crash dos video games de 1984" que foi uma crise que ouve na época, pois as pessoas pararam de comprar video games devido aos péssimos jogos que eram lançados, preferindo partir para os computadores.Foram lançados vários clássicos para o Atari 5200, porém a maioria deles eram apenas jogos do antigo Atari 2600 convertidos para a plataforma do Atari 5200 e não fizeram muito sucesso. A empresa explorou muito pouco do potencial do seu console e os jogos do Atari 5200 nunca exploraram totalmente suas capacidades audio-gráficas.



Oitavo console: ColecoVision Lançamento: Agosto de 1982

Feito pela Coleco Industries, foi o principal concorrente do Atari 5200, ele tinha jogos similares aos encontrados nos fliperamas, e possilidade de utilizar jogos de outros consoles como o Atari 2600 por meio de uma expansão de hardware.Possuía cerca de 170 títulos que foram lançados entre 1982 e 1985.Foi o sucessor do Telstar da primeira geração.



Nono console: Vectrex Lançamento: Novembro de 1982

Lançado pela General Consumer Electric, o Vectrex era o único videogame que empregava e apresentava gráficos vetoriais em seu monitor pré-integrado ao console, ao qual era possível conectar até dois controladores. Seu preço de lançamento, em novembro de 1982, era de 199 dólares.No primeiro modelo conteve um defeito de fabricação: emitiam um perturbador ruído pelo alto-falante interno que, ao mesmo tempo, interferia nos gráficos gerados na tela. Tal problema, porém, foi corrigido nos modelos posteriores.Os dois únicos periféricos disponíveis para o Vectrex, além dos controladores, que continham joysticks analógicos, foram a caneta ótica e o gerador de imagens 3D. Como o mercado de videogames declinou abruptamente, o Vectrex saiu do mercado logo no início de 1984.



Décimo e último console: SG-1000 Lançamento: 1983

Primeiro console da Sega, não representou nenhuma ameaça para as grandes empresas do mercado de video-games. A entrada da Sega no mercado de games foi bem "tímida".Ulitizava 1 a 2 gamepads e o sistema de cartucho.O sucesso da Sega só iria chegar no lançamento do sucessor do SG-1000, o Master System, da terceira geração, só vamos falar dele no próximo episódio.



Bom pessoal, espero que tenham curtido mais um Episódio da História dos Consoles, semana que vem (mais precisamente quinta-feira)teremos o terceiro episódio da História dos Consoles com os consoles da Terceira Geração!!

OBS:QTO CONSOLE NA SEGUNDA GERAÇÃO!!!10 consoles, não tem pra ninguém ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário